builderall

Quanto mais melhor, certo? Errado. É importante saber treinar de forma certa para alcançar seus objetivos, sejam eles quais forem. Nesse post, vamos te ajudar a descobrir quantas vezes devo treinar na semana.


Existem diversos fatores que devem ser considerados ao se pensar em quantas vezes devo treinar na semana. São eles: objetivos, disponibilidade de tempo, tipo de atividade física e nível de condicionamento físico. Portanto, antes de mais nada, é preciso analisar todos esses fatores para, então, montar um plano de treino ideal.


Então, vamos às perguntas: qual o seu objetivo com a atividade física? Emagrecer? Ganhar massa muscular? Melhorar a saúde? A partir daí, pode-se definir o tipo de atividade física mais adequado. Se o seu objetivo for emagrecer, os exercícios aeróbicos são os mais indicados, como caminhada, corrida ou natação. Se o objetivo for ganhar massa muscular, os exercícios anaeróbicos são os mais eficientes, como musculação ou crossfit. Já se o seu objetivo for melhorar a saúde, a atividade física precisa ser regular e deve combinar os dois tipos de exercício, aeróbico e anaeróbico.


Outro fator a ser considerado é a disponibilidade de tempo. Se você tem pouco tempo disponível para treinar, opte por treinos mais intensos e curtos, 3 a 4 vezes na semana. Se você tem mais tempo disponível, pode treinar 5 ou 6 vezes na semana, intercalando os dias de exercício com os de descanso. É importante lembrar que o descanso também faz parte da atividade física e é fundamental para o bom funcionamento do corpo.


Por fim, um fator muito importante a ser considerado é o nível de condicionamento físico. Se você já está acostumado a se exercitar, pode aumentar a frequência dos treinos. Se você está iniciando na atividade física, é importante começar com treinos menos intensos e aumentar a intensidade aos poucos, para não sobrecarregar o corpo.



Quantas vezes devo treinar na semana? Não existe uma resposta exata para essa pergunta, pois o ideal é que o treino seja individualizado, de acordo com os objetivos, disponibilidade de tempo, tipo de atividade física e nível de condicionamento físico de cada um. É importante lembrar que o descanso também faz parte da atividade física e deve ser considerado na hora de montar o plano de treino.


Vem para o programa PERSONNALITÉ aqui os melhores profissionais lhe darão todo o apoio para você alcançar seus objetivos.